Gestão e Governança de TI

Profissionais qualificados para liderar e tomar decisões sobre sua área de Tecnologia da Informação

Como já sabemos, o mundo dos negócios não para e um de seus principais pilares é o avanço da tecnologia e toda essa evolução constante necessita de uma gestão estruturada e atualizada para garantir uma otimização do ambiente empresarial.

O que é Gestão de TI?

Trata-se da função de assegurar que todos os recursos e colaboradores sejam utilizados de modo otimizado e efetivo, a partir de um processo de supervisão de todos os assuntos relacionados à área tecnológica da empresa. A Gestão de Tecnologia da Informação (ou só TI) lida com a parte de infraestrutura de uma organização, gerindo seus técnicos, softwares e hardwares, telecomunicação, armazenamento de dados, dentre outros, garantindo que tudo esteja funcionando de maneira correta, alinhada e com bom desempenho.
Para que seja feita uma boa gestão do departamento de TI, torna-se necessário demonstração de conhecimento técnico, além de conhecimento do negócio, como ele funciona e do que ele necessita agora e no futuro, para que desta força possa extrair a máxima eficiência dos processos relacionados à tecnologia.

O que é Governança de TI?

A área de governança é um mecanismo de proteção, estabelecendo regras e políticas que direcionam o modus operandi da tecnologia dentro de uma empresa, garantindo que os processos de TI estejam alinhados com a estratégia do negócio e agreguem valor para a organização.
Faz parte do escopo da governança direcionar os processos de TI, definindo como devem funcionar as coisas da área tecnológica, como políticas de segurança, plano de continuidade, processos de aquisição de softwares e hardwares, etc. Além disso, cabe também a função de monitorar o cumprimento das regras estabelecidas, verificando se normas e políticas estão sendo seguidas corretamente.

Como as duas áreas andam juntas?

Apesar de parecidas, são áreas diferentes e com suas particularidades. A Gestão de TI, como atua com a parte operacional de TI da empresa garantindo que toda a infraestrutura esteja online e funcional, deve seguir as determinações da área de Governança de TI, por exemplo, implementando dentro do cenário corporativo suas políticas e regras de segurança nos meios de informática. Porém, a área de Governança de TI deve acompanhar a Gestão de TI afim de saber o dia a dia da operação, buscando informações constantes sobre como a infraestrutura se comporta, afim de reduzir riscos e trazer mais segurança ao negócio.

Benefícios de boas Gestão e Governança de TI

Com as duas áreas andando lado a lado e contribuindo uma com a outra, pode-se garantir que dentro do ambiente corporativo haverá uma melhora nos processos de TI e um aumento na produtividade dos seus colaboradores, além de reforçar boas práticas e também incentivar a otimização na utilização dos recursos disponibilizados. Conforme fluxos e processos são criados, há a melhora na qualidade do trabalho, assim como poupança de tempo e redução de custos.
Não podemos esquecer também que á um ganho garantindo a segurança da informação (com adequação da empresa à LGPD) e disponibilidade de sistemas e informações, e algo fundamental: aumentar a competitividade da empresa em relação a seus concorrentes.

Era o que estava faltando na sua empresa?

Entre em contato conosco para que possamos apoiá-lo nas suas atividades.

Contato

Quem esteve nesta página também visitou